Desde a principio quando gostamos de uma banda musical, não somente ouvimos suas musicas ou compramos seus CDS, acabamos também aderindo um pouco do seu estilo, seja pegando referencia de integrantes da banda, ou até da época que ela surgiu.A música que ouvimos acaba definindo por muitas vezes a nossa identidade, quem realmente somos, apesar de o post não ser sobre movimentos do mundo da música, você vera grande parte que contribuiu se destacou e ainda se destaca.
A primeira banda que trouxe muito estilo e atitude a nós foi a The Beatles formada em Liverpool em 1960 acabou sendo a que revolucionou a historia do Rock in Roll, formada por quatro "garotos" talentosíssimos : Paul MacCartney, Jonh Lennon, George Harrison, Ringo Starr, a The beatles trouxe inovação tanto no sentido musical como no estilo de uma geração.Com eles vieram cortes de cabelos exóticos semelhantes aos integrantes da banda, jaquetas e calça com corte de alfaiataria, bigodes e cavanhaques, os famoso óculos redondos de John Lennon entre outros. Foi um estilo que surgiu na década de 1960 mas até hoje é visto em passarelas ou por aqueles que ainda mantém sua admiração pelos "garotos de Liverpool".
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhyhnxr-6WfHbYWvK6ZjyVN3PyqSewVLKBT7G-oivOppoXUDAi-9W-E8eTihclb7Y9KvZWRGN1pCFCj5m-zi6a82KNxu9PN1BgXEwWQhphFT8QmMtum59q35lm3xEUTLXzBoaevbGvjDwPJ/s1600/beatles.jpg)
Outra Banda de grande nome é a Nirvana, surgiu com seu estilo Grunge/Rock alternativo em Aberdeen no ano de 1987, foi a febre de adolescentes que adorava o jeito rebelde de despojado do vocalista Kurt Cobain.Além de vários sucessos e de sua enorme influência Nirvana deixou sua marca também em quesito estilo com o estilo Grunge.
O termo "grunge" provem de uma pronunciação relaxada da palavra "grungy" ( Jargão usado em inglês que quer dizer "sujo") o estilo consistia de itens de brechós e típicas roupas da região, com uma aparência geralmente desleixada era prioridade itens como : camisas de flanela, jeans rasgados, tênis com aspecto já gasto, sobreposições, muito xadrez e cabelos desgrenhados.
Apesar da banda ter acabado ainda vemos por ai jovens de todas as idades totalmente apaixonados em suas musicas e estilo e grande parte do estilo Grunge ainda é referência não só entre fãs como nas passarelas e no mundo da moda, a camisa xadrez ainda leva grande destaque, aderida por todos que gostam do estilo e nunca saindo de moda.
A moda com referências no mundo do rock é a mais vista no mercado, compondo estilos marcantes ou dando um "up" no visual, vemos por ai Coturnos, jaquetas de couro, calças de diversos tipos de lavagens, tênis All Star, blusas de bandas, cortes de cabelos inspirados, acessórios de todos os tipos e muito, muito preto.
Entre essas e várias bandas que deixaram suas marcas, se destacam também as de gênero pop, alternativo e é claro o MPB que trouxe consigo o Tropicalismo com a banda Os mutantes, os renomados Caetano Veloso, Gilberto Gil, Torquato Neto entre outros. O tropicalismo misturava diversos gêneros musicais, e é claro que isso refletia no comportamento e estilo de se vestir da época, com muita estampas e cores, combinações extravagantes, muito floral, roupas mais largas, acessórios grandes que são usados até hoje.
Foram muitas as referencias deixadas pelo mundo da música e referências surgindo a cada dia por ela, as vezes usamos sem ao menos perceber de onde vem. A musica trouxe e traz com ela não só Hits e moda mas como a identidade de uma geração inteira.
Fontes e Referências: http://pt.wikipedia.org/wiki/Grunge
http://www.rocknbeats.com.br/2010/05/19/os-beatles-e-a-moda/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tropic%C3%A1lia
http://editorialismo.com.br/a-fusao-entre-moda-e-musica/
http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Beatles
Imagens: www.thebeatles.com/
www.whiplash.net/bandas/nirvana.htm
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOaow7fC-yLHW2vdDzhu3FlsSrqw5K9K9oAp6u5LeYL3VSmSQpdItpaDfNu-Xhbpx6WIpv5slH6qHYaOKXOaG-TbPkSMZgQh92Z00WdJyEnli6l51Gv5rn5wBNJT3k1_f74FBmHD8vUse_/s1600/tirinha+dani.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário